mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Terapia online: bem-estar ao alcance de suas mãos

A terapia online tornou-se muito comum durante o tempo de distanciamento social em consequência da pandemia da Covid-19, mas essa modalidade de acompanhamento psicológico já era praticado.

Ou seja, muitos profissionais estão acostumados com essa modalidade, digo isso, porque é comum pensar que é tudo novo, mas para muitos consultórios não. Eles já trabalhavam online assim como a Lev.mente que realizava e realiza psicoterapia online.

É claro que esse momento forçou alguns profissionais que não atendiam usando a internet como ferramenta a fazer terapia online, mas isso foi uma realidade, por um motivo infeliz, que se fez necessário.

Nesse tempo, muitas pessoas descobriram que podem ter acesso à terapia online para cuidar da sua saúde mental sem precisar sair de casa, ou ter que fazer um longo trajeto até o consultório. Isso é só uma das várias vantagens.

Por isso, neste artigo, você saberá quais as vantagens e possibilidades que o acompanhamento online com um psicólogo pode dar ao seu bem-estar. Vamos lá!

Como funciona a sessão de terapia online?

A sessão de terapia online não é muito diferente da terapia presencial, quer dizer, você estará em frente à tela do computador, celular ou tablet, mas a abordagem científica e de saúde é a mesma.

Porque o psicólogo deve seguir as mesmas técnicas de psicologia clínica aplicada nos atendimentos presenciais dentro do consultório. Isso quer dizer que se você fazia terapia antes nada mudará quanto a abordagem.

Com certeza é uma segurança de que o mesmo profissionalismo do presencial é aplicado à terapia online. As mesmas exigências do Conselho Federal de Psicologia são observadas, a mesma segurança ética de sigilo com o paciente será respeitada.

Os horários devem ser marcados previamente e respeitado tanto pelo psicólogo como pelo paciente, como de costume, e agora fica até mais fácil porque não terá trânsito para atrasar, certo?

Agora vamos ver o que é preciso para seguir bem com o atendimento online, acompanhe.

O que é preciso na terapia online?

Na terapia online é preciso garantir que tudo ocorrerá bem para que a abordagem terapêutica tenha o efeito desejado, por isso, tanto o paciente como o psicólogo precisam tomar alguns cuidados como:

  • os aparelhos tecnológicos (tablet, celular ou computador) precisam estar em boas condições de funcionamento para que se consiga usar o microfone e a câmera;
  • ter uma conexão com a internet estável para que ambos consigam se ver e ouvir e a comunicação não seja prejudicada;
  • separar um local isolado das demais pessoas da casa para que ninguém tenha acesso ao que será conversado durante a sessão de terapia online;
  • se vestir adequadamente para não constranger nenhuma das partes, lembre-se que mesmo que esteja em casa, usando um aparelho, ainda estará em uma sessão terapêutica e profissional;
  • respeitar o horário combinado para o atendimento, se for preciso, cancelar com antecedência.

Ou seja, não é nada muito diferente das sessões de terapia no consultório, é claro, dessa vez o café será por sua conta, mas há algumas diferenças com vantagens, vou destacá-las, a seguir, para que enxergue melhor:

10 vantagens da terapia online

As vantagens da terapia online foram experimentadas por muitas pessoas e, provavelmente, muitos pacientes continuarão nessa modalidade, vamos ver o porquê:

  1. mesmo conteúdo da terapia presencial;
  2. mesmas normas de ética;
  3. menos chances de atrasar a consulta;
  4. não precisa se locomover para participar da terapia;
  5. evita o estresse do trânsito;
  6. não precisa cancelar compromissos, só reservar mais ou menos 1h de pausa;
  7. economiza combustível ou transporte;
  8. sente-se mais confortável com o ambiente familiar;
  9. comunicação rápida e fácil;
  10. bem-estar ao alcance das mãos.

Conclusão

As circunstâncias levaram muitos profissionais e pacientes a adotarem a terapia online como principal forma de vencer as dificuldades enfrentadas pela pandemia. Isso permitiu que muitas pessoas descobrissem as vantagens de se trabalhar online.

Essas vantagens certamente serão continuadas pela praticidade ao alcance das mãos, a diminuição do deslocamento e a possibilidade de realizar a terapia mesmo que esteja viajando, por exemplo.

Isso, mais as 10 vantagens apresentadas aqui e também os conteúdos que publicamos no nosso perfil do Instagram permitem que você tenha um cuidado maior com a saúde da sua mente.

Queremos que aproveite todo potencial que a quebra de barreiras, possível pela internet, oferece para que tenha mais bem-estar, para que seja mais forte diante das dificuldades da vida.

Siga a Lev.mente no Instagram e assine nosso canal no YouTube para cuidar do seu bem-estar a qualquer momento.

Obs.: os conteúdos publicados em nossos canais digitais não substituem uma terapia que, online ou presencial, deve ser paga numa relação psicólogo e paciente, de acordo com nossos planos. Se quiser saber mais, entre com contato com a gente.

Escrito por Maykon em 31 de agosto, 2020
Psicologia Saúde da Mente Bem-estar

Postagens Relacionadas