Receba nossos artigos
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato!
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente Lev.mente.
A terapia de casal é um alívio para quem sofre com problemas no casamento, noivado e até namoro. Afinal, muitos relacionamentos de namoro acabam se configurando como uma união estável.
Mas nossa preocupação aqui não é civil e sim de bem-estar, se você convive um bom tempo como seu companheiro ou companheira é porque o ama e quer preservar esse amor, certo?
Nem sempre o casal sozinho consegue enxergar na relação o problema, já que são os envolvidos. Assim, varrem o problema para debaixo do tapete, uma hora o tapete não terá mais espaço.
O melhor é buscar ajuda e a terapia de casal é a melhor delas, porque é profissional e baseada em abordagens científicas que contribuem para solução de conflitos.
Neste texto, vamos demonstrar para você como funciona a terapia de casal e como ela pode ser a solução para resolver seus problemas de relacionamento. Acompanhe.
Eis a questão: terapia de casal ou terapia individual? Essa dúvida surge para muitas pessoas e é comum, porque nem sempre o ideal será uma terapia conjunta, às vezes, a individual basta para restaurar o bem-estar do relacionamento.
Um dos reflexos da quarentena foi o aumento no número de divórcio, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil, exibido em reportagem da Época, o número de divórcio cresceu 54% nos três primeiros meses da quarentena.
Então, se você passou por esse período é porque dá para resolver. A restauração do bem-estar do relacionamento deve ser feita quando é algo bom para os dois. Nesse sentido, vamos ver quais as indicações para fazer uma terapia de casal:
Com essas 5 indicações mais comuns é possível iniciar uma conversa com psicólogo online para que se avalie corretamente essas indicações e se inicie uma terapia de casal online. Isso porque algumas vezes a terapia individual será suficiente.
Além disso, para que haja a terapia de casal os dois devem estar dispostos a iniciar o tratamento, concorda? Por isso, antes de tomar a decisão de procurar o terapeuta é preciso conversar com seu ou sua parceira e esclarecer como acontece o tratamento.
A seguir, você poderá ver os principais tipos de abordagem da terapia de casal para descobrir como é e, se preciso, passar para o companheiro (a).
A terapia de casal tem diversas abordagens terapêuticas, o psicólogo em uma conversa encontrará a melhor abordagem para sua situação. Por isso, as abordagens a seguir são para que tenha uma ideia do funcionamento do tratamento e não para escolher o seu, ok?
Essa abordagem de terapia de casal foi elaborada pelo cientista Jay Haley, nela o terapeuta realiza intervenções para resolver o problema, em especial quando há disputa de poder. Um dos objetivos da terapia é que o casal se comporte diferente para terem uma experiência que leve a solução.
O bom dessa abordagem é que ela possui um tempo determinado para conclusão, ou seja, o terapeuta e o casal vão trabalhar juntos para resolver o problema o mais rápido possível. Afinal, o foco é a solução do conflito e não a permanência em sessões.
Nesse sentido o terapeuta busca:
A terapia de casal com abordagem estrutural foi elaborada por Salvador Minuchin e busca equilibrar bem as fronteiras dos relacionamentos, ou seja, não deve haver muita rigidez nem uma moleza.
A abordagem foca no presente para mudar a posição dos membros da família ou do casal, modificando as exigências de cada um.
Para isso, o terapeuta busca as seguintes operações estruturais:
Essa terapia de casal busca trabalhar o passado do relacionamento. Busca-se resgatar a história da relação para que os parceiros vejam no outro aquilo que não conseguiram desenvolver em si.
O foco é que o parceiro seja o complemento do outro para criar uma relação que completa as necessidades, anseios e medos que fazem parte da vida a dois.
A terapia de casal cognitiva comportamental busca a mudança de comportamento para que o relacionamento seja tomado por mais ações positivas do que negativas. Para isso, o terapeuta busca apresentar de estratégias de solução de problema.
Essa abordagem também é usada nas terapias individuais e nós a explicamos em detalhes em um outro artigo, se quiser saber mais, leia: Terapia Cognitiva Comportamental Online.
Agora você já viu como a terapia de casal é a solução para conflitos em relacionamentos amorosos que por algum motivo se desgastam e precisam de ajuda para retomar o bem-estar e o amor.
Nesse sentido, as abordagens terapêuticas apresentadas: estratégia, estrutural, Pincus e Dare, cognitiva comportamental e outras que não mencionamos oferecem métodos diferentes para cada situação, mas todas elas buscam a solução.
Então, não perca tempo, dê o primeiro passo para resolver os conflitos em seu relacionamento e marque um atendimento agora mesmo com a nossa psicóloga Mônica:
Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!