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Terapia Cognitiva Comportamental Online: o que é, onde fazer

A terapia cognitiva comportamental online é antes de qualquer coisa uma chance que você tem de melhorar sua vida. Então, esse é o objetivo principal e é efetivo, porque é cientificamente embasado em experiências.

Terapia Cognitiva Comportamental Online: o que é, onde fazer

Não é uma sessão de "autoajuda", pelo contrário é algo que te dará bases sólidas para enfrentar as dificuldades da vida.

Mas há muitas outras abordagens terapêuticas também. Aqui na Lev.mente nossa psicóloga Mônica é especializada em terapia cognitiva comportamental, achamos que é a abordagem científica mais adequada para o nosso trabalho.

Por isso, neste artigo, você saberá como funciona a abordagem online dela, seus benefícios e onde pode fazê-la. Tudo isso para que encontre a solução para seus problemas. Leia todo o texto e se tiver alguma dúvida pode entrar em contato direto pelo WhatsApp da gente ou fazer um comentário no fim do artigo.

O que é a terapia cognitiva comportamental?

A terapia cognitiva comportamental foi elaborada pelo cientista Aaron Beck na década de 60 e busca uma psicoterapia humanizada que se aproxima de cada paciente. Assim, o terapeuta precisa compreender as crenças e os comportamentos de cada um em seu dia a dia para começar o processo terapêutico.

Bom, isso é compreensível porque para oferecer um caminho que te ajudará a vencer os problemas que está passando é preciso que seu terapeuta conheça alguns pontos sobre você como:

  • o que você faz no dia a dia;
  • qual é o seu temperamento;
  • como se comporta diante de determinadas situações;
  • que tipo de amigos possui;
  • como é a sua relação familiar;
  • o que motiva suas ações;
  • quais são seus desejos;
  • suas pretensões profissionais e por aí vai.

Pode parecer muito coisa, mas lembre-se que o psicólogo precisa e quer se aproximar de você para então propor um caminho que irá te ajudar. 

A terapia cognitiva comportamental online não é nada que visa durar toda sua vida, o objetivo é dar estruturas para que você consiga solucionar suas angústias e logo caminhar por conta própria. É claro que o tempo depende de cada um, mas a Lev.mente busca sempre o resultado.

Não queremos que fique anos e anos numa terapia online, ao contrário, queremos ver todos os nossos pacientes vencerem seus medos e angústias o mais rápido possível e isso faz parte dos benefícios da terapia cognitiva comportamental, veja.

4 Benefícios da terapia cognitiva comportamental online

Terapia Cognitiva Comportamental Online: o que é, onde fazer

Veja os princípios básicos da terapia e quais suas principais vantagens:

  1. criação de vínculos com o paciente;
  2. trabalho em equipe, ou seja, o terapeuta também participa da solução do problema. Ele não passa uma receita e pronto;
  3. a terapia foca nos problemas para resolvê-los;
  4. o tempo do tratamento é limitado, isso quer dizer que não é para você ficar fazendo a terapia por muito tempo, o objetivo é um resultado rápido já que o foco é na resolução do problema.

Mas para alcançar esse objetivo o paciente precisa se comprometer a colocar a mão na massa, porque aqui na Lev.mente trabalhamos juntos para alcançar o bem-estar aos nossos pacientes. Veja como funciona.

Como funciona a psicoterapia cognitiva comportamental online?

A terapia cognitiva comportamental online, ou psicoterapia, funciona com o objetivo de produzir uma mudança no seu pensamento e nas suas crenças.

Por exemplo, tem gente, por algum motivo, que acredita ser incapaz de falar em público e acaba perdendo oportunidade de empregos ou promoções dentro da empresa em que atua.

Outras pessoas não conseguem expressar suas vontades e acabam fazendo coisas de que não gostam porque não conseguem dizer não, tem medo de decepcionar o outro mesmo que seja um completo desconhecido.

Pessoas que passam por um trauma e não conseguem fazer algo que remete ao trauma. Tudo isso, gera sofrimento e angústias que só serão superadas com uma mudança de crença e de pensamento. Por isso mesmo a terapia cognitiva comportamental online é acessível a todos, quer ver?

Quem pode fazer a terapia cognitiva comportamental online?

Terapia Cognitiva Comportamental Online: o que é, onde fazer

A terapia cognitiva comportamental online pode ser feita por quase todas as pessoas, o método terapêutico é bem leve e cria-se com o paciente um relacionamento bem amigável, por essa razão, podem fazer:

  • pacientes com diferentes níveis de educação;
  • crianças pequenas;
  • adultos com idade avançada.

Pode também ser feita em:

  • escolas;
  • empresas;
  • online;
  • e até em prisões.

Os formatos podem ser:

  • em grupo, bem usado em empresas e escolas;
  • individual;
  • familiar;
  • casal.

A modalidade terapia de casal online, por exemplo, é uma das mais procuradas e pela abordagem da psicoterapia na mudança de pensamento os pacientes consegue ótimos resultados.

Muitas vezes, a insegurança no relacionamento amoroso é algo que geral muitos problemas e pode ser resolvido numa boa com a ajuda da terapia cognitiva comportamental online. Além desses há outros problemas, é claro. Citamos alguns a seguir.

6 problemas tratados pela psicoterapia cognitiva comportamental

  1. Problemas de relacionamento;
  2. Problemas familiares;
  3. Luto complicado;
  4. Raiva e hostilidade;
  5. Ansiedade descontrolada;
  6. Angústias.

O que todo mundo quer é resolver os problemas, não é mesmo? Então se você tem algum, busque ajuda, não deixe que ele se acumule e atrapalhe seu dia a dia. Às vezes, a pessoa tem muito problemas e não sabe o que fazer, mas agora você sabe. Dê o primeiro passo.

Onde fazer a terapia cognitiva comportamental online?

Agora que você já conhece bem a terapia cognitivo comportamental, sabe como é seu método e todos os benefícios que ela oferece, está na hora de fazer sua parte e buscar nossa ajuda para solucionar seu problema.

Chega de angústias, chega de ansiedade descontrolada, chega de problemas de relacionamento, chega de insegurança! Você merece uma vida melhor e nós vamos te ajudar.

Clique e agende sua consulta online

Escrito por Maykon em 16 de outubro, 2020
Psicologia Saúde da Mente Bem-estar

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