mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Temperamento sanguíneo: como melhorar seus relacionamentos

O temperamento sanguíneo, assim como os outros temperamentos, marca profundamente nossa relação com o mundo, com o que nos cerca. Falamos sobre isso no último artigo Temperamento: uma introdução para uma vida madura.

Temperamento sanguíneo: como melhorar seus relacionamentos

Com isso queremos dizer que ao aprender sobre os temperamentos você entende que seu namorado, seus familiares e amigos são diferentes de você. Ou seja, você é de temperamento sanguíneo:

  • impulsivo;
  • otimista;
  • envolvente.

Mas nem todo mundo é assim, nem todo mundo faz as coisas de momento, nem todo mundo enxerga uma luz no fim do túnel, nem todo mundo consegue se envolver bem com as pessoas logo no primeiro contato.

Saber isso é o primeiro passo para você que tem o temperamento sanguíneo melhore seus relacionamentos. Calma aí! Se você não é sanguíneo deve estar confuso. Eu disse que pessoas desse temperamento são envolventes e depois digo que elas precisam melhorar seus relacionamentos.

Pois é, não é só de pontos positivos que vive um relacionamento, há defeitos e se não souber lidar com eles, terá relacionamentos bem ruins. Mas calma, este texto vai te ensinar como superar seus defeitos, aperfeiçoar sua inteligência emocional e melhorar seus relacionamentos. Leia até o fim e se houver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Abordaremos os seguintes temas:

  • 5 qualidades do temperamento sanguíneo
  • 5 defeitos do temperamento sanguíneo
  • O que fazer para melhorar seus relacionamentos
  • Conclusão

5 qualidades do temperamento sanguíneo

Tanto a pessoa de temperamento sanguíneo como qualquer outro temperamento precisa se conhecer, já falamos bastante sobre isso aqui no blog da Lev.mente, em especial no artigo Autoconhecimento na prática.

Você precisa saber que é, só assim não será enganado por ninguém, afinal, você conhece suas qualidades e defeitos. Então dificilmente te colocarão para baixo ou meterão ilusões na sua cabeça.

Esse conhecimento é muito poderoso. E você já pode começar sabendo quais são as características vantajosas do seu temperamento. Vamos lá:

  • Alegre: alto astral, de bem com a vida e bem animado.
  • Comunicativo: se expressa bem, fala com todo mundo.
  • Entusiasmada: está sempre pronto para uma saideira.
  • Extrovertido: brincalhão, animação pura.
  • Sociável: conhece alguém e em um minuto já parece amigo de infância.

Esses pontos fortes marcam uma pessoa de temperamento sanguíneo, isso trazer muitos benefícios, fazer você conhecer um monte de pessoas legais, está rodeado de gente que quer festejar com você, curti a vida.

Mas essa energia toda pode incomodar algumas pessoas e até mesmo atrapalhar um relacionamento duradouro, porque, lembre-se, nem todo mundo é tão entusiasmado assim. Sem contar que tem os defeitos, olha só:

5 defeitos do temperamento sanguíneo

Estava pensando que é só maravilha ter o temperamento sanguíneo? Não! Tem defeito também, e são neles que você deve se concentrar, porque é aí que seus relacionamentos são prejudicados:

  • Egoísta: só pensa em si mesmo e quer sempre ser o centro das atenções.
  • Indisciplinada: não gosta muito de seguir regras, quer está livre para se satisfazer.
  • Ansiosas: não pode ficar parado, está sempre aflito em busca do próximo evento.
  • Desorganizadas: regras não são bem seu forte, o negócio é ser livre, leve e solto.
  • Insegura: não confia nas próprias habilidades e capacidades.

Pronto, está vendo aí como é difícil se relacionar com alguém assim? Como pode querer ser livre, leve e solta num relacionamento sério? Como pode não seguir regras e ainda só pensar em si mesmo?

Um relacionamento, seja ele amoroso ou não, exige comprometimento com regras e não só pensar em si, mas no outro também. Mas calma que tem solução, veja.

O que fazer para melhorar seus relacionamentos?

O temperamento sanguíneo é maravilhoso, mas você viu, né? Os defeitos são bem ruins na construção de relacionamentos. Então é preciso melhorar isso, vamos saber como a seguir.

Não tem segredo, agora que você conhece um pouco das qualidades e defeitos do seu temperamento, é preciso identificar quais deles são fortes em você. Afinal, isso aqui não é uma receita. Você não terá todos os defeitos e qualidades desse temperamento. Da mesma maneira que não está limitado a só essas características.

Logo, o primeiro passo é autoconhecimento como?

  • Observe, no seu dia a dia, quais defeitos e qualidades do temperamento sanguíneo se manifestam em você. Olhe para si mesmo.
  • Pare um momento para avaliar suas ações do dia e observe como se fosse alguém de fora como se comportou com as outras pessoas.
  • Por fim, entenda de uma vez por todas que as pessoas são diferentes de você. Não tem suas qualidades e nem pensam como você: seja tolerante e deixe de ser egoísta.

Pronto, agora não adianta nada saber disso e não praticar, vai lá e faz o teste. Aqui na Lev.mente nosso foco é em resultados e para isso tem que aprender a teoria e colocar em prática logo, que é nosso paciente sabe disso.

Buscamos resolver problemas, resultados e eles só virão se você se esforçar. Siga nossas dicas e melhore seus relacionamentos.

Conclusão

O temperamento sanguíneo pode vencer seus defeitos e ter longos relacionamentos. Porque como diz Daniel Goleman, os pontos que determinam seu temperamento são domináveis e podem ser trabalhados.

Então, não use seu temperamento como desculpa para seus vícios e defeitos, esforce-se e vença cada um deles. Tenha certeza que terá uma vida melhor e relacionamentos melhores.

Mas a gente entende que se conhecer e traçar um caminho para vencer os próprios defeitos não é fácil. Nem todo mundo tem capacidade de superá-los sozinhos, por isso, se quiser ajuda, estamos aqui.

Marque uma avaliação com a psicóloga Monica

Escrito por Maykon em 07 de janeiro, 2021
Psicologia Inteligência Emocional Saúde da Mente Bem-estar

Postagens Relacionadas