mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Temperamento Melancólico: deixe a neurose de lado

O temperamento melancólico é caracterizado pelo elemento terra, algo mais sólido. Isso marca uma pessoa bem pé no chão, mais ligada nas coisas concretas.

Pessoas com esse temperamento tendem a ser mais organizadas, elas são mais firmes e resistentes a mudanças. Contudo, essas características podem criar um problema para ela.

Quando o ambiente está desorganizado, a pessoa com temperamento melancólico tende a ficar incomodada, gerando certo desconforto na sua rotina. É aí que mora o perigo.

Nem todo mundo carrega essa característica firme e organizada e, se o melancólico não souber controlar seu desejo por organização, conviver com pessoas desorganizadas, como os de [temperamento fleumático], pode ser bem complicado.

A ideia ao conhecer nosso temperamento é aumentar nosso autoconhecimento para compreender nossos limites e nossas dificuldades de convivência. Assim, poderemos ser pessoas melhores.

Então, este artigo foi escrito para ajudar as pessoas de temperamento melancólico a vencerem a neurose por organização, reconhecendo que nem todos são tão ligados em organização assim.

Isso irá melhorar e muito os relacionamentos interpessoais, relacionamento amorosos, relacionamento familiar. Acompanhe este texto até o fim e, se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos responder.

Temperamento Melancólico: deixe a neurose de lado

O que é temperamento melancólico?

O temperamento melancólico marca na personalidade de uma pessoa o elemento terra, por isso, ela é bem pé no chão, mais organizada e ligada ao ambiente que está a sua volta.

Características do temperamento melancólico

Os melancólicos são, geralmente, introvertidos, ou seja, eles são fechados. Então, fica difícil saber quais são seus sentimentos. Outras características desse temperamento são:

- pensa bem antes de falar;
- raciocínio analítico;
- perfeccionista;
- pessimista;
- é amigável;
- habilidoso;
- inflexível;
- sensível;
- egoísta.

Essas são algumas das características do temperamento melancólico. Conhecendo elas, é possível vencer os defeitos que surgem no dia a dia, mas é importante ressaltar que essas marcas não são fortes em todas as pessoas de temperamento melancólico.

Umas desenvolvem algumas características mais fortes do que outras. E, como afirma o psicólogo Daniel Goleman, algumas de nossas características podem ser trabalhadas.

Isso te permitirá controlar os pontos negativos e desenvolver melhor os pontos positivos. Isso quer dizer que você não está preso para sempre em uma neurose por organização. Você pode vencer isso, o como e o que trataremos a seguir.

Como deixar a neurose da melancolia de lado?

Sabemos que vencer a neurose do temperamento melancólico não é nada fácil, mas também não é impossível. Então, agora, você verá algumas dicas de como pode vencer essa tendência do seu temperamento.

Primeiro é preciso ter consciência de que os temperamentos são marcas fixas em cada indivíduo, então conhecer um pouco de cada um poderá fazer com que você seja mais tolerante com as atitudes de desorganização ou falta de planejamento de quem convive com você.

Para isso, sugiro que leia os outros artigos sobre cada temperamento:

Conhecendo os demais temperamentos, você poderá minimizar o impacto negativo deles pode causar em você. Isso porque você se antecipa ao saber que seu namorado pode ser imediatista demais, se ele for sanguíneo.

Além disso, o temperamento melancólico tende a ser pessimista, então para resolver isso, busque focar no presente, em atividades que estão em andamento e não em possibilidades futuras.

Dessa forma, você evitará pensamentos negativos sobre planos que ainda não se realizaram e também escapa um pouco da neurose de organizar qualquer rotina futura.

Conclusão

Quem carrega o temperamento melancólico gosta de organização, de rotina, quer tudo bem previsível e planejado, essas características, certamente, são boas, mas se não trabalhadas podem aprisionar as pessoas numa aflição e perturbação quando tudo está fora de ordem.

Para resolver isso, foque no presente, como dissemos. Isso porque esse temperamento pode trazer muita ansiedade, então cuide-se.

Agora, se você não consegue se livrar da neurose por organização, sozinho, busque ajudar de amigos, familiares, pessoas próximas, isso poderá te dar forças para conquistar bem-estar.

Mas, se mesmo assim, você não estiver conseguindo dias mais tranquilos na convivência com os outros, busque ajuda profissional. Faça terapia com um psicólogo que compreenda as características de cada temperamento.

Nós, aqui na Lev.mente, sabemos lidar com isso, se precisar de ajuda.

Clique aqui e fale diretamente com a psicóloga Monica

Escrito por Maykon em 16 de março, 2021

Postagens Relacionadas