mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Temperamento Fleumático: como vencer seus os vícios

O temperamento fleumático tem uma marca bem forte em que carrega seus defeitos: a preguiça.

Sério, esse vício pode ser um grande problema em algumas situações, na verdade, em muitas situações, ou melhor, em todas as situações. Será que preguiça é boa em alguma circunstância?

Mas não para por aí, há outros vícios bem ruins para quem carrega esse temperamento, por isso, queremos te ajudar a superá-los. Acompanhe esse texto até o fim e aprenda como vencer os vícios do seu temperamento.

Características do temperamento fleumático

O temperamento fleumático apresenta características positivas e negativas como qualquer outro, mas queremos te ajudar a vencer seus vícios, por isso focaremos neles.

Afinal é isso que precisa ser melhorado para que o temperamento seja uma introdução para vida madura.

Características positivas do fleumático

As características positivas do fleumático são bem interessantes para bons relacionamentos:

  • Calmo: é muito difícil que ele se irrite com alguém;
  • Equilibrado: com a calma vem o equilíbrio, suas ações são cuidadosas.
  • Focado: tem facilidade em se concentrar em determinadas atividades.
  • Honesto: buscam ser bem verdadeiro e seguir as regras.
  • Bom ouvinte: isso é uma qualidade bem rara, hein.

Mas não se engane achando que ser do temperamento fleumático te garante todas essas características positivas. Isso depende do seu desenvolvimento pessoal, mas o certo é que tem facilidade para cada uma delas.

Também não pense que é só coisa boa, vamos às características negativas, você precisa se focar nela para vencer seus vícios.

Características negativas do fleumático

As características negativas do temperamento fleumático podem influenciar negativamente em:

  • relacionamentos (amoroso, familiar, amizade);
  • desempenho profissional;
  • dedicação aos estudos;
  • saúde do corpo e da mente.

Isso acontece porque o fleumático tem as seguintes características negativas que facilitam os vícios do dia a dia:

  • Preguiça: penso que esse seja um dos vícios mais significativos.
  • Lento: por ser bem calmo, o fleumático tende a ser devagar.
  • Egoísta: concentra-se muito em si mesmo e esquece dos outros.
  • Indiferença: o foco em atividades e planejamentos pode deixar o fleumático insensível ao que está a sua volta.
  • Reativo: não adianta, dificilmente ele será proativo. Ele tende a deixar que os outros façam por ele.

Uma pessoa com todos esses vícios precisa tomar cuidado para não se dar mal no trabalho, relacionamentos e estudos. Porque ele é um pouco frio, parado demais e isso pode fazer com que as pessoas se afastem dele. 

Além disso, o temperamento fleumático caracteriza uma pessoa tímida. Mas calma. Nossa proposta aqui é que você identifique quais são seus vícios de temperamento para vencê-los.

Como superar os vícios do temperamento fleumático

A pessoa de temperamento fleumático pode superar a preguiça, a indiferença, o egoísmo e todos os outros vícios de temperamento, basta querer. Se você quer conseguirá, é só seguir as seguintes dicas:

  • Comece com o autoconhecimento na prática: é preciso se conhecer para atacar os vícios que tem e te atrapalham, porque o temperamento nunca é puro, então você pode ter alguns vícios e outros não. Ou, às vezes, um vício não precisa ser superado se não estiver te fazendo mal.

 

  • Esforço pessoal: sabendo quais são seus vícios, precisará se esforçar para vencê-los, não adianta só querer e não fazer nada. Logo, o esforço pessoal é fundamental.

 

  • Faça atividades que são desagradáveis: sim, o temperamento fleumático é preguiçoso por natureza, então, precisará fazer coisas de que não gosta, exemplo: liderar um projeto no trabalho, ser mais proativo em casa e fazer algumas atividades que sempre ignora, estudar mais etc.

 

  • Busque ajuda: muitas vezes precisamos de ajuda para vencer nossos próprios vícios, então não deixe de buscar auxílio de alguém próximo para te ajudar na motivação diária, ou, se for o caso, fale com nossa psicóloga aqui, ela verá qual é a melhor forma de vencer seus vícios para que tenha uma vida melhor.

 

Fazendo isso, você será melhor, vencerá seus vícios e terá uma vida de bem-estar com seu esposo, namorado, família, amigos de trabalho e com você mesmo. Porque você pode querer muito alguma coisa, mas a preguiça te impede de alcançá-la, você não tem força para traçar um caminho difícil para conquistar algo. 

Tudo isso pode ser umas das características do seu temperamento e elas podem ser controladas. Só não pode ficar onde está, movimente-se.

Escrito por Maykon em 12 de janeiro, 2021
Psicologia Inteligência Emocional Saúde da Mente Bem-estar

Postagens Relacionadas