mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Temperamento Colérico: uma oportunidade de ser grande

O temperamento colérico faz parte dos quatro temperamentos humanos. Eles caracterizam alguns comportamentos, humor, personalidade e atitudes que cada um toma diante das situações da vida.

Essas características foram estudadas por Hipócrates, ele é o pai da medicina. Portanto, quando falamos de temperamentos, estamos abordando conceitos psicológicos da vida humana de forma séria.

Temperamento Colérico: uma oportunidade de ser grande

Estamos fazendo uma série de conteúdos relacionados a este tema, se quiser saber mais acesse o blog e confira os outros temperamentos também.

Neste texto, vamos falar sobre o temperamento colérico, suas características comuns e como elas podem ser uma grande oportunidade para crescer na sua vida, acompanhe.

O que é temperamento colérico?

O temperamento colérico é marcado pelo fogo, ou seja, é forte, intenso e expansivo, ambicioso e dominador. Por isso, é preciso controle para que não haja uma explosão, o que é comum aos coléricos que não se conhecem.

Toda energia desse temperamento se concentra nos pontos fortes:

  • enérgicos;
  • bem práticos;
  • boa liderança;
  • determinação;
  • facilidade para lidar com situações difíceis.

São essas qualidades que fazem com que coléricos sejam grandes líderes em qualquer área profissional. Por isso, o autoconhecimento para um colérico o faz crescer, ser grande.

Os defeitos do temperamento colérico

O temperamento colérico como todos os outros possui pontos que devem ser trabalhados para que se conquiste um equilíbrio e consequente bem-estar. No caso dos coléricos temos os seguintes pontos a serem trabalhados:

  • impaciência;
  • egocêntrico;
  • impulsivo;
  • intolerante;
  • anseio dominador;
  • desejo de manipulação.

Esses são alguns dos vários pontos negativos que o colérico deve controlar, e controlando esses pontos você poderá aproveitar todo potencial que o temperamento colérico oferece para que você seja grande.

Como aproveitar o temperamento colérico?

O temperamento colérico pode fazer você alcançar o topo da sua carreira, a liderança de um grupo, alcançar grandes conquistas desde que você domine bem seus pontos positivos e negativos.

O colérico toma iniciativa por natureza, ou seja, a tão falada proatividade pode fazer com que você se destaque em qualquer atividade. Por outro lado, se não controlar seu impulso pode criar inimizades.

Então, você deve buscar o equilíbrio das suas emoções, buscando seus objetivos sem esquecer do outro, porque é natural que você seja muito centrado em si mesmo, lembre-se disso.

5 dicas para aproveitar bem seu temperamento colérico

  1. Seja gentil.
  2. Aceite a ajuda dos outros.
  3. Evite situações que lhe irritem.
  4. Pense antes de tomar atitudes.
  5. Pense no bem-estar de quem está à sua volta.

Lembre-se que a chave para ser grande é o controle, o equilíbrio e isso só é possível quando conhecemos muito bem nossas emoções. Logo, se você quer ser melhor, é preciso seguir o oráculo de Delfos: "Conheça-te a ti mesmo."

Agende uma consulta com a psicóloga Mônica para aprender a dominar seu temperamento

Escrito por Maykon em 26 de janeiro, 2021
Psicologia Inteligência Emocional Saúde da Mente Bem-estar

Postagens Relacionadas