mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Sintomas de ansiedade: nem todos são tão ruins como dizem

Sintomas de ansiedade: nem todos são tão ruins como dizem

Os sintomas de ansiedade são cada vez mais buscados pela internet e se tornam populares, mas todos buscam essa informação pensando que podem estar sofrendo um transtorno de ansiedade.

Precisamos ressaltar que ansiedade e transtorno de ansiedade são coisas diferentes: você sabe o que é ansiedade e o que é transtorno de ansiedade?

Essa pergunta é muito importante para você saber se está em um momento que vai te prejudicar mesmo ou se é algo que passará amanhã.

Por isso, convido você a ler este artigo para saber realmente se o momento de ansiedade que está passando deve receber sua preocupação.

O que é ansiedade?

Sintomas de ansiedade: nem todos são tão ruins como dizem

Ansiedade é um sentimento natural definido como “estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso."

Portanto, toda vez que a psique humana identifica algum perigo desconhecido que não tem forças para enfrentar, o estado de ansiedade é ativado como se fosse uma defesa.

É o mesmo que ocorre com o medo ou outros sentimentos da psique humana, então, cabe destacar que todo mundo tem ansiedade em momentos de adversidade, não se deve, portanto, considerar ansiedade uma doença.

O que é transtorno de ansiedade?

Sintomas de ansiedade: nem todos são tão ruins como dizem

Os sintomas de ansiedade devem ser observados dentro de um contexto, ou seja, verificado se ele pode ser considerado como transtorno ou como ansiedade normal.

O transtorno de ansiedade é um descontrole emocional que afeta o bem-estar, os relacionamentos e toda sua saúde física e mental.

Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo com cerca de 9,3% de pessoas que sentem medo fora do comum, agonia, desespero etc. 

Isso significa que os sintomas de ansiedade que caracterizam o transtorno é um problema de saúde pública. Por isso, é importante conhecê-los bem para buscar ajuda. 

Então, para esclarecer melhor, vamos aos sintomas de ansiedade:

1 Preocupação excessiva

Um dos sintomas da ansiedade que é mais comum, a preocupação excessiva está associado ao medo de coisas que podem acontecer. Isso causa incômodo emocional, angústias, agitação e até pode te deixar muito assustado.

2 Medo exagerado

O medo exagerado pode ser muito prejudicial ao bem-estar na totalidade, esse sentimento pode afetar o funcionamento físico de uma pessoa, causando dores de cabeça, insônia e até mesmo úlceras.

3 Sensação de que algo muito ruim acontecerá

Esse sintoma da ansiedade causa muita irritação e impaciência, por isso, quem tem a sensação de que algo muito ruim acontecerá não consegue viver o presente e assim prejudica todas as atividades que precisa fazer no dia a dia.

4 Descontrole de pensamentos

Pensamentos ruins que destroem a autoconfiança, acabam com planos e objetivos visto que a pessoa não consegue se concentrar e só pensa em coisas ruins. Só enxerga as coisas ruins à sua frente.

5 Pavor

O pavor é um sentimento de medo extremo, isso faz com que a pessoa fique paralisada e não avance na vida, pois qualquer ação pode ser vista como perigosa.

6 Tensão

A tensão é um dos sintomas da ansiedade que faz a pessoa se afastar ainda mais do seu bem-estar, afinal, ela passa 24 horas do seu dia sem relaxar, tomando tudo que possa acontecer e até mesmo temendo pessoas.

Uma coisa que não pode acontecer é deixar esses sintomas dominarem sua vida e impedir que busque seus objetivos, impedir que seja feliz. Por isso, é preciso buscar um profissional para buscar os 3 tipos de tratamentos possíveis, veja.

3 tipos de tratamento para os sintomas de ansiedade

Sintomas de ansiedade: nem todos são tão ruins como dizem

O tratamento dos sintomas de ansiedade devem ser feitos por um especialista para se ter o resultado desejado: o bem-estar restaurado, a felicidade presente por meio dos 3 tipos de tratamento. São eles:

1 Psicoterapia

A psicoterapia busca resultados no tratamento dos sintomas da ansiedade para restaurar a felicidade do paciente. As sessões são baseadas em conhecimento científico e procura resultados rápidos.

2 Medicamentos receitados pelo médico

A depender do nível dos sintomas ansiosos, o médico poderá receitar algum medicamento.

3 Psicoterapia e medicamentos juntos

Se o transtorno de ansiedade for muito complexo e avançado, o médico poderá solicitar um tratamento duplo com psicoterapia e medicamentos.

Cada tratamento será indicado pelo profissional a partir de uma avaliação adequada do caso do paciente.

Com isso, é possível recuperar o bem-estar e a felicidade de quem realmente está precisando de um tratamento terapêutico ou medicamentoso da ansiedade.

Se você se viu em alguns desses sintomas da ansiedade, não deixe esse sentimento dominar sua vida, busque ajuda agora mesmo:

Fale direto com a psicóloga por WhatsApp clicando aqui.

Escrito por Maykon em 14 de junho, 2021
Psicologia Saúde da Mente Bem-estar

Postagens Relacionadas