mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Relacionamento Interpessoal: 5 dicas para uma vida melhor

O relacionamento interpessoal é algo tão antigo e necessário a vida humana como a busca pela felicidade. Toda grande empreitada precisa da colaboração de várias pessoas e o resultado só será perfeito se houver um trabalho em equipe bem-feito.

Relacionamento Interpessoal: 5 dicas para uma vida melhor

E normalmente demora anos para se perceber isso, mas você não precisa esperar tanto, neste artigo vamos lhe dar 5 dicas para uma vida melhor com relacionamentos interpessoais que lhe deixarão mais fortes.

Não é à toa que ditados e frases sobre união e trabalho em equipe sejam tão disseminadas por aí. Vamos lembrar de algumas?

  • "União faz a força."
  • “Toda força será fraca, se não estiver unida.”
  • “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso.”
  • “A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas.”

O relacionamento interpessoal é tão importante que sempre será valorizado e quem rapidamente percebe seus benefícios se torna uma pessoa de sucesso.

Ele é fundamental, porque, além disso, facilita a convivência entre as pessoas e aumenta a efetividade nos negócios no ambiente corporativo. Então, leia este texto até o fim e aprenda a construir uma vida de sucesso.

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal é uma interação entre duas ou mais pessoas que gera confiança, colaboração e participação. Porque geralmente as pessoas não agem sozinhas, mas interagem com outras pessoas para alcançar objetivos.

Quando se acha a pessoa certa para realizar projetos tudo vai bem, não é? Você já deve ter tido uma boa experiência de parceria no trabalho, numa amizade ou até mesmo em um relacionamento amoroso.

Isso é muito gratificante, tudo se torna mais prazeroso, porque enquanto se faz um trabalho ou qualquer atividade com alguém de que gosta é possível compartilhar ideias e soluções que podem mudar sua vida.

Por isso, as empresas buscam desesperadamente pessoas com autoconhecimento, capazes de criarem um bom relacionamento interpessoal no trabalho: elas sabem como isso é rentável.

Mas não pense que isso é só para trabalho, embora o tema esteja muito em alta no meio corporativo, o relacionamento interpessoal beneficia todas as áreas da vida. Por isso, veja as 5 dicas para ter uma vida melhor em boa companhia:

1) "Conheça-te a ti mesmo"

O relacionamento interpessoal bem construído exige que você se conheça bem, não dá para querer conhecer o outro sem antes se conhecer, por isso, o primeiro passo para sabedoria é esta frase encontrada no templo de Apolo e atribuída a Sócrates:

"conheça-te a ti mesmo."

Se você não compreende sua verdadeira natureza é bem provável que se rebaixe ao nível das criaturas inferiores a nós, os animais irracionais, é isso que nos diz Hugo de São Victor.

Por isso, antes de buscar a felicidade fora, busque-a dentro de si mesmo.

Ok, legal, mas você deve estar se perguntando como fazer isso. Peça ajuda, faça psicoterapia e veja os benefícios. Esse é o primeiro passo para se criar boas relações interpessoais.

Marque sua psicoterapia online sem complicação

2) Comunique-se

Agora que você já conhece suas emoções e seus sentimentos, a relação interpessoal fica bem mais fácil, o próximo passo é iniciar uma comunicação e uma interação com as pessoas para quebrar o gelo.

Afinal, como você vai iniciar um bom relacionamento interpessoal se não consegue conhecer melhor quem está a sua volta?

É necessário interagir, se comunicar para conhecer as pessoas e deixar que elas lhe conheçam também. Pode até ser que cai do céu uma pessoa ideal, mas é bem difícil: você precisa encontrá-la.

3) Compreenda mais

O relacionamento interpessoal só vai dar certo se você se der conta de que às vezes as pessoas são levadas pelas emoções, sentimentos e nem sempre pela racionalidade. Isso quer dizer que as pessoas podem agir por impulso, sem pensar.

Para ter bons relacionamentos é preciso um trabalho de compreensão, porque nem sempre a pessoa está bem, ela pode ter passado por uma ocasião de estresse, ter tido problemas em casa ou no trabalho e, por isso, suas atitudes podem ser fora do padrão.

Você só precisa se colocar no lugar do outro e isso é muito importante para não julgá-la, não apontar o dedo.

4) Seja solidário

O psicólogo Kurt Lewin foi um dos primeiros a estudar as relações interpessoais, ele afirma que a solidariedade está relacionada à eficiência das relações, bem como as habilidades.

Então seja solidário com as pessoas a sua volta, busque ajudá-las em suas necessidades, muitas vezes só uma palavra amiga ou tirar um tempo para escutar o desabafo de alguém é uma atitude que fará toda diferença em um relacionamento.

5) Lide com as diferenças

O mundo é plural é diverso e você precisa lidar com isso. Nem todo mundo pensa igual, nem todo mundo age igual diante de situações.

Eu sei isso é meio óbvio, mas muitas vezes reforçar o óbvio é importante. Então, tenha a mente aberta e aceita a personalidade de cada um e tente aprender com quem é diferente de você.

Conclusão

Você já sabe como criar um relacionamento interpessoal para ter uma vida melhor, agora coloque todas as dicas em prática e melhore seus relacionamentos. Essas 5 dicas podem fazer uma diferença enorme na sua vida. Aproveite!

E se tiver alguma dificuldade para aplicar as dicas, se precisar de ajuda para dominar seus comportamentos:

Clique aqui e fale com a psicóloga

Escrito por Maykon em 12 de junho, 2020
Psicologia Bem-estar

Postagens Relacionadas