mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

O que é psicoterapia, quais seus benefícios e como fazer?

A psicoterapia ajuda a alcançar a saúde mental, consequentemente, ser mais produtivo e feliz, mas não é mágica. O processo é feito por psicólogos com técnicas científicas que ajudam você a conhecer suas emoções e ser forte.

E tão pouco as técnicas são unicamente para pessoas com problemas emocionais ou mentais, as sessões são também para quem deseja aumentar seu autoconhecimento e o crescimento pessoal.

Por isso, a psicoterapia é um trabalho conjunto entre o paciente e o psicólogo. Ele vai te ajudar a trilhar o caminho certo para ter uma vida excelente. Acompanhe o artigo e entenda por que você deve começar uma psicoterapia agora mesmo.

O que é psicoterapia, quais seus benefícios e como fazer?

O que é psicoterapia?

Psicoterapia é um conjunto de técnicas elaboradas por um psicólogo com o objetivo de promover uma vida mais agradável diante das dificuldades do dia a dia.

Ou seja, é uma ferramenta profissional que ajuda a qualquer um conhecer mais de si mesmo para vencer as dificuldades da vida.

Para alcançar isso, o terapeuta adota a abordagem científica mais adequada para seu caso, abordarei algumas delas, veja:

Psicoterapia Existencial

Esta abordagem lhe ajuda a desenvolver o autoconhecimento para que alcance uma autonomia psicológica suficiente para que possa assumir sem conflitos a sua existência. 

Algumas pessoas podem não se aceitar, não aceitar sua história, sua circunstância ou sua personalidade, assim, a finalidade principal da psicoterapia existencial é ajudar o crescimento pessoal e facilitar o encontro da pessoa com a sua existência.

Em outras palavras, a psicoterapia faz com que você assuma quem é e se mostre livremente para o mundo, sem medos ou receios.

"O homem é o único legislador de sua vida, e a única lei de sua existência diz apenas: ‘escolhe-te a si mesmo’.

Jean-Paul Sartre

Psicoterapia Comportamental

A psicoterapia comportamental tem o objetivo de levar você a perceber e identificar como seus comportamentos são apenas um dos elos nas relações com os eventos cotidianos, permitindo que você se torne um observador do seu próprio comportamento.

Dessa forma você desenvolve a capacidade de decidir se quer ou não modificar seu comportamento.

"O que nós somos é o que fazemos, e o que fazemo é o que o ambiente nos faz fazer."

John B. Watson

Psicoterapia Humanista

Na abordagem humanística cria-se um ambiente facilitador para que você compreenda a dinâmica de sua personalidade e tenha a chance de se desenvolver e se transformar.

Para isso, o psicólogo usa um método de empatia dando a você a segurança de que não julgará suas atitudes. Assim você se sente seguro para expressar seus sentimentos e suas dificuldades, pois ninguém lhe julgará.

"Não podemos mudar, não nos podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos."

Carl Rogers

7 Benefícios da psicoterapia

Com a psicoterapia você pode finalmente alcançar a tão desejada felicidade, não porque o mundo se tornará outro, mas você atingirá maturidade psíquica para lidar com as circunstâncias a sua volta.

Isso é libertador, você poderá seguir com seus planos, construir sua vida e ter bons relacionamentos sendo melhor com inteligência emocional

Então, os benefícios da psicoterapia são:

  1. conhecimento de si próprio;
  2. tornar-se autêntico consigo mesmo e com os outros;
  3. superação de dilemas da vida;
  4. aquisição de equilíbrio mental;
  5. melhora do convívio social;
  6. aumento da autoestima;
  7. motivação, etc.

Agora que já sabe o que é psicoterapia e quais são seus benefícios, vamos ver como fazer, acompanhe.

Como fazer psicoterapia?

A psicoterapia deve ser feita em uma sessão de atendimento com o psicólogo que pode ser feita no consultório ou numa terapia online.

Todo mundo deveria fazer psicoterapia, pois todos precisam amadurecer diante dos desafios do dia a dia.

Para ter sucesso na vida é preciso saber lidar com as diversas situações, mesmo as ruins, que se apresentam a nós, por isso é preciso fortalecer sua saúde mental e seu autoconhecimento.

Clique aqui e agende sua psicoterapia agora

Escrito por Maykon em 27 de maio, 2020
Psicologia Saúde da Mente

Postagens Relacionadas