mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Insegurança no relacionamento amoroso: como resolver?

A insegurança no relacionamento amoroso é um tema recorrente dos casais e muitas pessoas buscam ajuda para resolver isso, aqui, neste artigo, você saberá o que é preciso para acabar de uma vez por toda com esse sentimento de insegurança.

Então se você se vê insegura no seu relacionamento atual ou se já tem um histórico de insegurança, acompanhe este texto até o fim, pois ele foi desenvolvido para você.
Vamos então começar sabendo o que é essa tal de insegurança, acompanhe.

Insegurança no relacionamento amoroso: como resolver?

O que é insegurança no relacionamento amoroso?

A insegurança no relacionamento amoroso é antes de tudo uma insegurança da própria vida. Porque se você é uma pessoa insegura isso afetará toda a sua vida, inclusive os seus relacionamentos amorosos.

Se você é insegura na vida não terá como ser diferente no relacionamento, certo? É algo seu, que está ligado a você. Então a primeira coisa boa é que ao resolver sua insegurança toda sua vida se tornará melhor.

Logo, a insegurança no relacionamento amoroso dependerá muito de resolver-se consigo mesma, ou seja, buscar o autoconhecimento na prática do dia a dia.

Quero que você tenha uma noção de como começa a insegurança para que então você possa fazer algo para solucionar isso, por isso, a seguir verá como pode se iniciar a insegurança em uma pessoa.

Como começa a insegurança

A insegurança no relacionamento amoroso não é algo exclusivamente do namoro ou casamento, você viu, não é? Isso pode ser uma questão da vida. Por isso vou falar sobre como tudo isso começa.

Mas já adianto que é algo que incomoda, mas minha intenção aqui é lhe ajudar, por esse motivo vou seguir em frente.

Os pais, sim seus pais podem ter contribuído e muito para a insegurança no relacionamento amoroso que você tem hoje. Essa é a verdade, é a vida real. Sabemos que nossa educação inicial tem grande peso para vida inteira.

Então, muitos pais que têm um desequilíbrio emocional acabam influenciando na formação insegura dos filhos, isso não é exclusivo dos seus pais, a maioria das pessoas no mundo são acometidos por doença mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ambiente familiar, escolar e da comunidade em que se vive são importantes na formação mental de um adolescente.

O desequilíbrio emocional é a dificuldade que uma pessoa tem de lidar com seus sentimentos e pensamento. Ou seja, muitas pessoas estão nessa. Com os pais não são diferente, eles são fruto de uma sociedade que é doente mentalmente.

Assim, eles acabam sendo imaturos e desequilibrados e passa isso para criança, exemplo:

  • "Você é incapaz de fazer isso!"
  • "Seu irmão é melhor que você!"
  • "Fulana é bem mais bonita que você."

Com isso você já começa a ser inseguro logo de início. Na base da sua formação humana. E isso gera imaturidade e fraqueza psicológica. Portanto, se é pai, não faça isso com seu filho, pois é aí que começa a insegurança no relacionamento amoroso.

Agora que você já sabe que a sua insegurança, baixa estima, ansiedade e outros problemas emocionais podem estar relacionados a sua educação, vamos ver como resolver isso.

Como resolver a insegurança no relacionamento amoroso

A insegurança no relacionamento amoroso é a consequência da insegurança na vida, então você precisa resolver isso, porque você passou por vários ciclos da sua formação só aumentando sua insegurança.
Agora se deu conta disso, porque está afetando seu relacionamento amoroso e quer resolver. Ok, vamos lhe ajudar com o pé no chão.

Aqui na Lev.mente nós somos práticos, nossa terapia online ou presencial é focada em resultados e por isso mesmo vamos direto ao ponto, enfrentamos a dor, a realidade e para isso você precisa ser maduro.

Para resolver a insegurança no seu relacionamento amoroso você precisa agir, não dá para resolver algo parado, sem vontade, assim, o primeiro ponto é querer resolver isso. Você quer?

Porque você deixará de ser insegura quando sua mente estiver boa e para isso é preciso olhar para você mesma e dizer: a partir de hoje, vou mudar! Não importa o que escutei na minha infância, o que passei a vida toda escutando, eu vou fazer.

Nada é feito sem vontade, então você tem que fazer a sua parte que é investir na sua saúde mental, porque geralmente ninguém se lembra da saúde mental, só se lembra de tratar o dente que dói, a alimentação para ficar mais bonita, fazer exames físicos, mas a mente deixam para lá.

Mude isso agora mesmo, veja a seguir por onde começar.

Por onde começar a diminuir a insegurança no relacionamento amoroso

Para que a insegurança no relacionamento amoroso seja resolvida você precisa incluir o cuidado mental na sua vida, a ajuda psicológica é importante, mas quero que saiba, não é a única solução.

A ajuda de um psicólogo, especialista em terapia cognitiva comportamental e saúde mental, é algo que acelera as coisas, mas se você consegue ler um livro, entendê-lo bem e transformar sua vida a partir daquele conhecimento, vá em frente, você pode mudar sua situação.

Agora, se precisar de ajuda e quiser alguém que trace um caminho para que sua saúde mental seja uma realidade, e a insegurança no relacionamento amoroso seja resolvida de uma vez por todas, fale diretamente com a psicóloga Mônica, ela vai lhe ajudar:

Clique aqui e mande uma mensagem por WhatsApp para ela.

*O conteúdo escrito neste artigo foi tirado de um live feito no Instagram da Lev.mente e que está disponível no Youtube.
Escrito por Maykon em 29 de julho, 2020
Psicologia Inteligência Emocional Saúde da Mente Bem-estar

Postagens Relacionadas