mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

4 dicas de Gestão Emocional para Melhorar seu Dia

A gestão emocional de si mesmo traz tanto benefício que é quase impossível ser infeliz se souber dominar essa técnica que elimina a discussão razão X emoção e faz das duas sua aliada para um dia melhor.

É por isso que trouxemos aqui, neste artigo, 4 dicas que vão ajudar você diariamente. Dessa forma, aos poucos, seus dias melhores se tornam semanas melhores, meses melhores, anos melhores e assim por diante.

É isso que queremos entregar a você, a possibilidade de ter uma vida melhor a partir da gestão emocional. É claro que o assunto demanda tempo e as técnicas devem ser trabalhadas com dedicação, mas se você está lendo este texto já é o começo.

Tudo se faz pelo querer, esse é o passo inicial para tudo, e você deu esse passo, afinal, clicou neste artigo para aprender como melhorar seu dia. Então, vamos lá. Acompanhe o texto até o fim e se tiver alguma dúvida, use o campo dos comentários que vamos te ajudar.

1 Pensar primeiro agir depois

4 dicas de Gestão Emocional para Melhorar seu Dia

A gestão emocional ajudará você a tomar decisões acertadas, bem pensadas, e assim evitar problemas causados por impulsos que levam ao arrependimento depois.

O sentimento de fracasso contribui para o desconforto mental e afeta todo seu bem-estar, então, evitá-lo ao máximo deve ser seu objetivo.

E isso é possível se fizer planos bem elaborados para sua vida, planos que organizam suas ações estratégicas para uma vida mais saudável, um relacionamento forte com sua família ou companheiro, a construção de uma carreira de sucesso.

Quando se usa a gestão emocional para pensar primeiro, ganha-se força para conquistar seus objetivos, evitando as armadilhas da impulsividade.

Você consegue essa habilidade ao pensar diariamente, de domingo a domingo, nas consequências das suas atitudes, exemplo:

“Se eu vir o Carlos logo pela manhã e discutir com ele, por atrasar o trabalho de ontem, como será o restante do meu dia?”
“Se eu vir o Carlos logo pela manhã e, ao invés de brigar pelo atraso, dizer que ele tem mais um dia de prazo, como será meu dia?”

Antecipar decisões é o primeiro caminho para não deixar a vida te levar, porque ela pode ter os melhores caminhos. Então, construa seu caminho para um dia melhor.

Porque a gestão emocional é um caminho de busca para felicidade, mas ser feliz é diferente de estar alegre, porque as emoções são instáveis. 

Você pode fazer com que as emoções não afetem seu estado de felicidade se souber controlá-la. Então, você deve ser feliz e estar com suas emoções controladas, caso contrário, elas podem fazer você infeliz.

Por exemplo, em um momento de euforia e superfelicidade você pode acabar fechando um negócio, fazer uma compra ou aceitar uma responsabilidade sem pensar adequadamente. Passado o momento de emoção, o que acontecerá?

Por isso, essa técnica bem simples de pensar direito e agir depois pode fazer seus dias muito melhores.

2 Admirar o belo

4 dicas de Gestão Emocional para Melhorar seu Dia

A gestão das emoções também exige a capacidade de admirar o belo. Afinal, conseguir visualizar beleza nos detalhes das coisas, nos gestos dos outros é um treinamento de foco alcançado por mentes saudáveis.

Desenvolver esse refinamento no olhar para observar o belo nas atitudes das pessoas que estão a sua volta é dominar suas emoções para enxergar o bem.

Isso permite uma gestão emocional incrível, você deixa de se estressar com a correria do dia a dia, com a agitação incômoda da cidade para contemplar o belo que está aí, mas que poucos veem.

Ver o belo é alimentar suas esperanças, é relaxar diante do caos. É evitar emoções desordenadas. Por exemplo, você sairá pela manhã e enfrentará um trânsito horrível até o trabalho. Isso ocorre com todo mundo.

Mas a diferença entre quem sabe gerir as emoções está na capacidade de tirar de momentos ruins algo bom, como:

  • observar a beleza da natureza que cresce no meio da cidade;
  • ver a bondade de algum motorista;
  • se dar conta do lindo dia que está começando.

Quem consegue admirar o belo terá um dia maravilhoso. Busque a beleza que está a sua volta, seja um caçador de beleza. 

Lembro-me de um trecho muito provocador do romance Os Miseráveis que compartilho com você:

" — Excelência, o senhor, que costuma tirar proveito de tudo, olhe aqui um canteiro inútil. Seria mais proveitoso plantar saladas que cultivar flores.
— Mme. Magloire — respondeu o Bispo —, a senhora está muito enganada. O que é belo é tão útil como o que é simplesmente útil. — E acrescentou depois de uma pausa: — Talvez até mais."


3 Não sofrer por antecipação

4 dicas de Gestão Emocional para Melhorar seu Dia

A terceira dica para gestão emocional é não sofrer por antecipação, todo mundo sabe que isso é ruim, afinal, você pode estar preocupado com algo que pode não acontecer e por isso está prejudicando seu presente.

No entendo, esses pensamentos são frequentes e causam:

  • irritação;
  • cansaço;
  • esquecimento;
  • tensão;
  • exaustão.

Isso ocorre porque o cérebro gasta uma energia absurda para elaborar um futuro desagradável. Para vencer o sofrimento por antecipação é preciso:

1 - viver o presente;

2 - praticar meditação;

3 - alimentar sua espiritualidade.

Ao praticar uma dessas ações ou todas elas com certa frequência, você conseguirá um dia muito melhor.

4 Servir

4 dicas de Gestão Emocional para Melhorar seu Dia

A gestão emocional também é alcançada com empatia. Ao se colocar no lugar dos outros, você será mais compreensivo e menos julgador, vai reclamar menos, sair um pouco de si e ver o mundo.

Certamente, você já ficou animado e motivado com uma boa música, um bom filme, uma boa leitura. As obras de artes, da música, literatura, cinema, teatro etc., tem força para nos animar. Mas ao fazer o bem a outra pessoa a satisfação, o sentimento de dever cumprido, a gratidão por si mesmo é incomparável.

Então, seja um servidor do bem, busque ajudar os outros em alguma medida e tenha consciência de que sua ação fez diferença na vida de alguém, isso fará seus dias maravilhosos.

Abandone as brigas, as críticas, as intrigas, as reclamações diárias, isso te faz mal, muito mal. Busque fazer o bem, aos poucos, não precisa querer abraçar o mundo. Faça o que puder dentro das suas condições, mas estenda a mão para o seu colega de trabalho, para um amigo, familiar, faça alguém sorrir e terá dias melhores.

Por que investir em gestão emocional?

A gestão de emoção é fundamental para quem deseja uma vida melhor na correria do dia a dia, onde as pessoas ficam cada vez mais estressadas e exaustas com tanta atividade e competitividade.

Então, a resposta para a pergunta “por que investir em gestão emocional?” é bem simples: se você quer uma vida melhor, se quer ser forte para viver na correria com bem-estar, você precisa gerir suas emoções.

E você pode começar colocando em prática essas 4 dicas. Lembre-se de praticar, investir em autoconhecimento, isso vai te ajudar.

Se tiver alguma dificuldade, busque ajuda profissional, busque um psicólogo que está focado em resultados, como é o caso da Mônica. Fale com ela:

Fala com a Monica sobre Gestão Emocional

Escrito por Maykon em 13 de maio, 2021
Psicologia Inteligência Emocional Bem-estar

Postagens Relacionadas