mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Conheça suas Emoções e Seja Forte nas Crises

Conheça suas Emoções e Seja Forte nas Crises

As emoções são fundamentais em todas as áreas da vida. Por isso, saber identificá-las significa ser poderoso. Isso permite a qualquer um seguir em busca do que deseja.

Mas o contrário também acontece, pessoas que não conhecem suas emoções e não sabem lidar com elas têm um caminho difícil na conquista de bem-estar, em consequência, desestabilizam todas as áreas da sua vida.

Portanto, se você deseja ser forte mesmo em momentos de crise, acompanhe este texto até o fim e aprenda a conhecer suas emoções para enfrentar as crises que surgirem na sua vida.

O que é Emoção?

A emoção é biológica, é histórica, é cultural e é visceral. É isso que nos leva a crer Vigotski, mas calma, não vamos entrar em discussões acadêmicas. Nosso objetivo é outro, porém para que conheça suas emoções e seja forte nas crises é preciso antes de tudo saber o que é emoção.

E, sendo bem conciso, a emoção é um conjunto de acontecimentos afetivos, portanto, uma reação mental e sentimental que, ao mesmo tempo, pode se transformar em uma ação.

Isso quer dizer que ela pode ser consciente e inconsciente, pode ser expressa em palavras ou não, pode ser racional e irracional e pode ser reprimida ou liberada. 

Vamos ver algumas dessas emoções:

  • amor
  • alegria
  • prazer
  • ansiedade
  • dor
  • incômodo
  • dúvida
  • interesse
  • medo
  • raiva
  • surpresa
  • vergonha
  • tristeza.

Todas elas podem ser identificadas na expressão facial, não é? Nosso rosto diz muito sobre o que estamos sentindo. Por isso, às vezes não é possível esconder o que se está sentindo em momentos emocionalmente carregados.

Mas quem se conhece bem consegue minimizar essas expressões ou até mesmo liberá-las para confortar e acalmar a mente.

Isso nos leva a uma questão que certamente você já ouviu: razão versus emoção, vamos falar mais sobre isso abaixo.

Razão vs Emoção

Uma coisa bem interessante é a dualidade razão versus emoção que alguns insistem em fazer. É até compreensível já que o filósofo grego Platão via a emoção como algo ruim, para ele as emoções afastam as pessoas da verdade.

Já seu aluno, Aristóteles, entendia que as emoções são boas e dizia que quando as liberamos ficamos mais dispostos para alcançar a verdade.

Mas espera aí: nem tanto ao mar, nem tanto à terra, ou melhor, nem tanto Platão,  nem tanto Aristóteles.

Hoje, sabemos que conhecer nossas emoções e saber trabalhá-las, expressando-as no momento certo e retendo-as quando preciso, é fundamental para o sucesso. Por isso mesmo há o conceito de inteligência emocional.

Agora, continue a leitura para saber por que você precisa conhecer suas emoções.

Por que conhecer suas emoções?

"Sem a ajuda das emoções treinadas, o intelecto permanece impotente diante do organismo animal." C. S. Lewis

Você deve conhecer o autor das Crônicas de Nárnia, não é? Foi ele quem escreveu a frase acima e ele, assim como nós da Lev.mente, acredita que o controle das emoções, ou melhor, a inteligência emocional é um grande diferencial para nossa existência.

Afinal, todo mundo sabe que não deve tomar atitudes em momentos de estresse, certo? Mas seu cachorro não sabe disso, porque ele age por instinto. É isso que, em alguma medida, nos diferencia dos animais.

Pois conhecer e treinar as emoções nos permite viver em sociedade e construir coisas maravilhosas sem ceder aos nossos instintos, explico:

Se você ama alguém é preciso suportá-lo em certa medida, concorda? Você não vai colocar seu companheiro (a) para fora de casa só porque se irritou ou partir para agressão porque alguma atitude te deixou com raiva, certo?

Não só isso, quem já teve uma experiência com crianças, sabe que não se pode ser amoroso o tempo todo. Às vezes é preciso demonstrar para o pequeno arteiro quais são os seus limites e isso se faz com pulso firme, demonstrando emoções de desaprovação e até de tristeza.

Isso é elementar, mas em situações mais delicadas como de crise, algumas pessoas não conseguem domar suas emoções e tomam decisões erradas, mais, podem até adoecer.

Observe a sua volta, observe quem possui bons relacionamentos, bons empregos, pessoas bem-sucedidas financeiramente e espiritualmente, observes os grandes profissionais, os grandes exemplos e verá que eles têm em comum o conhecimento e o controle de suas emoções.

Você precisa fazer parte desse grupo, porque a única limitação na sua vida é você mesmo e sua emoção tem grande influência nisso tudo. É por essa razão que preparamos um passo a passo te ensinando como lidar com suas emoções.

No entanto, antes você precisa conhecer suas emoções, esse é o primeiro passo a ser dado. Vamos ver como isso é possível, acompanhe.

Como conhecer suas emoções?

Conheça suas emoções da seguinte forma:

  • Questione seus sentimentos: por que estou sentindo raiva? Agora estou feliz, por quê? Por que fiquei chateado com isso? É um trabalho filosófico mesmo, de investigação, de autoconhecimento e experiência de vida.
  • Treine sua gestão emocional: esta modalidade permite que você controle seus pensamentos e para isso você precisará da ajuda de uma psicóloga.
  • Pratique meditação: a meditação pode ser feita em casa e serve para manter o equilíbrio físico e mental e, ao contrário do que pensam alguns, o poder da meditação é comprovado pela ciência.
  • Faça terapia ou psicoterapia: não é à toa que grande parte das pessoas de sucesso fazem terapia, pesquise e veja. A terapia usa técnicas psicológicas que permite a você refletir sobre questões que não consegue sozinho, melhorando seu relacionamento consigo mesmo e com os outros. Além disso. hoje é possível fazer terapia online facilmente, aqui mesmo na Lev.mente temos clientes nessa modalidade que cresce cada vez mais.

Agora que já sabe como conhecer suas emoções, continue a leitura para aprender um passo a passo e treiná-las, assim você será forte em momentos de crise.

Passo a passo para lidar com suas emoções

Conheça suas Emoções e Seja Forte nas Crises

O passo a passo que você receberá é baseado em estudos com atletas de alta performance. Eles ficam expostos a situações de elevado estresse. Então aproveite bem o que aprenderá porque é um passo a passo que dá resultados em momentos de crise.

Queremos que seja forte e enfrente qualquer crise que apareça na sua vida, seja ela de relacionamento amoroso, familiar ou social, como crises financeiras, epidemias, etc. Com nossa dica você saberá como estar preparado para todas elas.

Há 2 opções iniciais para lidar com as emoções em momentos de crise:

  1. Confrontando.
  2. Evitando.

Aqui você precisa saber se o momento exige que você siga em frente e o encare ou simplesmente fuja dele. É isso mesmo, fugir nem sempre é uma má opção, se você conhece bem suas emoções por meio da meditação, experiência de vida ou com a ajuda de uma psicóloga, saberá se deve enfrentar o problema ou evitá-lo.

Feito essa escolha, há outras formas de lidar com suas emoções e ser forte nas crises, são elas:

  • esvaziar sua mente com meditação, oração, mantras e até músicas suaves;
  • ter pensamentos positivos, refletindo sobre experiências boas que já teve;
  • praticar a auto-conversa: conversar consigo mesmo, dizer que você é capaz;
  • relaxar seu corpo com massagens ou alongamentos;
  • conhecer suas capacidades e suas habilidades.

Pronto, é isso. Você só precisa disso para seguir e ser forte emocionalmente para enfrentar qualquer dificuldade que se apresente a você. Não existe mágica é preciso aplicar os conhecimentos que te oferecemos. Como disse, esse passo a passo é feito com atletas de alto rendimento, ou seja, pessoas que sofrem muita pressão e que são competitivas.

Então essa é a receita certa, use e abuse dela. Para fecharmos com chave de ouro, tenho um bônus muito importante para você, veja a seguir.

Um bônus sobre como conhecer suas emoções

Quando uma pessoa quer algo ela precisa ter disposição para seguir em frente e conquistar, mas nem sempre essa disposição vem dela mesma, muitas vezes é preciso ajuda e tudo bem:

todo atleta de sucesso tem um treinador, todo cantor de sucesso tem um empresário, todo doutor teve um orientador.

Então, se precisar peça ajuda, isso não é fraqueza. Reconhecer suas limitações e saber que precisa de alguém para avançar é um ato de nobreza que diferencia os que chegam onde querem dos que fracassam.

Assim, se para conhecer suas emoções e ser forte você precisa de ajuda profissional, vá em frente, treine sua mente e seja poderoso:

Clique aqui e saiba como iniciar a Psicoterapia Online

Escrito por Maykon em 13 de abril, 2020
Psicologia Inteligência Emocional Saúde da Mente

Postagens Relacionadas