mini-logo-levmente

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Como vencer o medo de amadurecer e enfrentar a vida como se deve

Como vencer o medo de amadurecer e seguir em frente com as responsabilidades e dificuldades que a vida oferece a cada um? 

Muitas vezes não somos preparados para vida adulta, só vamos vivendo e, como diz Zéca Pagodinha, "E deixa a vida me levar - vida leva eu." Porém, a hora de amadurecer chega e muitos não conseguem viver bem com ela. 

Por isso, nesse texto, você vai saber como vencer o medo de amadurecer e enfrentar a vida como se deve, vamos lá?

Como vencer o medo de amadurecer e enfrentar a vida como se deve

Por que vencer o medo de amadurecer?

Vencer o medo de amadurecer é necessário para ser feliz, e se você está lendo esse texto sabe que isso é preciso. No entanto, nem todo mundo consegue avançar e tomar as responsabilidades quem vem com a maturidade.

Não é difícil saber o porquê. Quem em sã consciência quer:

  • pagar as mesmas contas todos os meses;
  • ter que trabalhar todos os dias;
  • renunciar os próprios desejos;
  • economizar para o eletrodoméstico novo, etc.

São muito os motivos que podem ter levado você a retardar seu amadurecimento, às vezes até problemas familiares, problemas de relacionamento.

A pesquisadora Silvia Pereira da Cruz Benetti, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, diz que problemas conjugais, por exemplo, podem estar relacionado ao mau desenvolvimento psicológico na infância e adolescência.

Isso quer dizer que talvez o medo que você tem de amadurecer esteja ligado a problemas de desenvolvimento antes de se tornar adulto e pior, seus problemas conjugais também podem vir daí. Veja o que diz a doutora.

Os impactos dos conflitos conjugais no medo de amadurecer

Os conflitos conjugais dos seus pais podem ser a causa de hoje você procurar como vencer o medo de amadurecer, porque eles impactam nos processos psicológicos, cognitivos da criança e do adolescente.

Um estudo de Fonagy considerou que a presença de problemas emocionais em crianças não estava relacionada só à situação do divórcio, mas também à exposição da criança ou adolescente a conflitos intensos que levaram ao rompimento familiar.

Ou seja, as brigas intermináveis e até mesmo atos de violência são responsáveis pelos problemas como:

Mas, saiba de uma coisa, é possível vencer o medo de amadurecer e enfrentar a vida como se deve basta encontrar a fonte desse medo. Veja:

6 Dicas de como vencer o medo de amadurecer?

Há uma teoria do amadurecimento, de Winnicott, que afirma uma coisa importante para quem deseja saber como vencer o medo de amadurecer e enfrentar a vida como se deve.

Ele diz que o amadurecimento tem duas condições para desenvolvimento:

  1. a tendência natural ao amadurecimento;
  2. a existência de um ambiente facilitador.

Logo, se você não tem nenhuma doença biológica e psíquica mental, o ambiente em que cresceu pode ter causado um atraso no seu processo de amadurecimento.

Já falamos que esse problema pode ser de conflitos conjugais entre seus pais, mas não é só isso. Você pode até ter tido pais que se ama, mas algo na sua educação pode ter favorecido isso.

Por isso, para saber como vencer o medo de amadurecer você precisa:

  1. buscar o autoconhecimento na prática;
  2. identificar o que impede seu desenvolvimento pessoal, por exemplo, falta de habilidade social, desejos não realizados, sentimentos reprimidos, etc;
  3. desenvolver forças para enfrentar desafios que surgem na sua vida, seja profissional, familiar ou social;
  4. compreender que nem sempre ganhará, nem sempre conseguirá o que deseja;
  5. conhecer quais são seus desejos necessários e quais são impulsos desnecessários;
  6. saber que nem tudo roda à sua volta e que muitas vezes as coisas acontecem porque é seu curso e não porque alguém quer te prejudicar, etc.

Essas são as 6 dicas para que você vença o medo de amadurecer e consiga de uma vez por todas alcançar seu bem-estar, sua saúde mental.

Mas, se por acaso, seguir essas dicas seja difícil demais para, a Lev.mente vai te ajudar, marque uma conversa com a psicóloga Mônica. Vamos ver se você precisa de uma terapia para resolver isso.

Queremos que você alcance seu bem-estar e seja feliz, seja leve!

Escrito por Maykon em 30 de setembro, 2020
Psicologia Inteligência Emocional Saúde da Mente Bem-estar

Postagens Relacionadas