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Como ser Pessoas Melhores com Inteligência Emocional no Trabalho

A inteligência emocional, também conhecida pela sigla IE, é um termo que se tornou bem discutido ultimamente porque ela busca relacionar a inteligência com as emoções, e nós sabemos que a emoção pode nos passar a perna, certo? 

Quem nunca tomou uma atitude no calor do momento e depois, com mais calma, viu que deveria ter feito algo diferente, não é mesmo?

Então, a possibilidade de tomar atitudes certas ou mais acertadas em momentos de intensidade emocional é algo que muitos desejam. Por isso, o domínio sobre a inteligência emocional é procurada por quem deseja se tornar pessoas melhores, principalmente no ambiente profissional.

Este artigo irá então te oferecer as bases científicas da inteligência emocional, assim você poderá se tornar uma pessoa melhor, e mais, como ela você pode gerar bem-estar no ambiente de trabalho, deixando-o mais agradável e produtivo.

Para isso, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é IE?
  • A Inteligência Emocional e suas Principais Características
  • A Principal Qualidade da IE no Trabalho
  • 5 Testes de Inteligência Emocional
  • Como aplicar a Inteligência Emocional no Trabalho

Pronto para aprender mais sobre esse assunto? Venha conosco!

O que é Inteligência Emocional?

Você sabe o que é inteligência? O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa a define como:

Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção).

Essa definição é básica. Todos a conhecem, mesmo quem nunca a leu no dicionário, mas os vocábulos inteligência emocional tem levantado discussões entre pesquisadores, às vezes, polêmicas, há muitos anos.

Porque muita coisa evoluiu nos últimos séculos e não é diferente com o termo inteligência, sobre isso os pesquisadores Carla Woyciekoski e Claudio Simon Hutz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, afirmam:

"[...] atualmente é possível perceber evoluções no pensamento em muitas áreas, também tem sido levantada a necessidade de se repensar o que se entende por inteligência e por comportamento inteligente. A verificação das relações entre cognição e emoção poderia resultar no reconhecimento da capacidade do homem lidar com seu mundo emocional de forma inteligente, compatível com seus objetivos mais amplos de vida."

Deu para ver que a discussão continua, por isso, não há uma definição padrão para inteligência emocional, mas como o próprio nome indica a palavra está ligada a capacidade de uma pessoa se expressar emocionalmente, conforme o ambiente em que está, e compreender suas emoções, controlando-as para ser uma pessoa melhor.

Dito isto, vamos agora conhecer as características da IE, acompanhe.

A Inteligência Emocional e suas Principais Características

Como ser Pessoas Melhores com Inteligência Emocional no Trabalho

Para compreender bem a inteligência emocional e aplicá-la a si próprio e no ambiente de trabalho é preciso conhecer suas principais características, vamos a elas:

  1. percepção precisa das emoções;
  2. uso da emoção para simplificar o pensamento, resolver problemas e despertar a criatividade;
  3.  entendimento das emoções;
  4. controle das emoções para crescimento pessoal.

A característica 1 da inteligência emocional é o ponto mais básico de suas habilidades, afinal, você precisa saber quais emoções está sentindo, e também reconhecê-las nos outros, para criar a capacidade de expressá-las corretamente no ambiente de trabalho.

Sabendo expressar bem o que você e o outro estão sentindo é possível criar um ambiente harmônico. Logo, com essa primeira característica da IE já é possível se tornar uma pessoa melhor no trabalho.

É claro que nos conhecer é uma tarefa difícil, por isso, sessões de terapia são valiosas para:

  • entender como funciona o seu mundo emocional;
  • seu potencial;
  • suas limitações;
  • e adquirir capacidade de planejar soluções para os seus problemas.

É isso que se espera de um líder, certo? Digo isso, pois sabemos o quão diverso é o ambiente de trabalho. São tantas pessoas com características emocionais e comportamentais diversas, todas elas alocadas em diversos setores de uma empresa que é preciso saber criar um ambiente agradável para que o trabalho seja bem feito.

E compreender todos os colaboradores, além de reconhecer seus próprios sentimentos quando precisar enfrentar situações emocionais distintas, é uma característica que toda liderança deveria ter para promover bem-estar.

A consultoria global Willis Towers Watson divulgou este ano uma pesquisa feita com diversas empresas brasileiras onde viu que 74% delas investem em ações para melhorar as condições emocionais, sociais e físicas dos empregados.

Por isso, investir em inteligência emocional para tornar as pessoas melhores no trabalho é uma solução que aperfeiçoa o ambiente e consequentemente os negócios, afinal, os colaboradores de uma empresa são seu maior ativo: são eles que possibilitam a geração de receita.

Isso nos leva ao próximo tópico: a principal qualidade da inteligência emocional no trabalho, acompanhe.

Principal Qualidade da Inteligência Emocional no Trabalho

A inteligência emocional no trabalho, e não só nele, mas na vida como um todo, possibilita estimular em si mesmo e nos outros bem-estar emocional, animação e crescimento pessoal e a sua principal qualidade para o ambiente empresarial é o gerenciamento emocional.

Essa qualidade desenvolve a capacidade de administrar suas próprias emoções e também a dos outros a sua volta. Fazendo, por exemplo, diminuir as negatividades de um ambiente carregado de sentimentos ruins, como:

  • raiva;
  • inveja;
  • ciúmes;
  • frustração;
  • desesperança;
  • desmotivação;

E mais do que isso, uma líder com essa qualidade da inteligência emocional no trabalho pode mudar o ambiente carregado de negatividades, como o apresentado acima, gerando sensações emocionais melhores nas pessoas, exemplo:

  • tranquilidade;
  •  altruísmo;
  • desprendimento;
  • satisfação;
  • esperança;
  • motivação.

Ou seja, a inteligência emocional no trabalho permite que o líder de uma equipe crie a habilidade de modificar as emoções de seus colaboradores de forma positiva, conforme for preciso. Isso, por exemplo, diminui o estresse em um ambiente de vendas é que bem competitivo.

Por isso, entendemos que essa é a principal qualidade da IE no trabalho, concorda com conosco? Agora, você quer saber quem tem essas capacidades? Existem testes que medem isso, veja a seguir.

5 Testes de Inteligência Emocional

A inteligência emocional é antes de tudo uma habilidade, então, é possível medi-la com testes, separamos os 5 mais conhecidos:

  • Mayer-Salovey-Caruso Emotinal Intelligence Test (MSCEIT);
  • Emotional Quotient Inventory (EQ-i);
  • Schutte Self-Report Inventory (SSRI);

Calma, também temos testes brasileiros, os mais usados são estes:

  • Medida de Inteligência Emocional (MIE);
  • Escala de Percepção de Emoções do MEIS (Mayer Emotional Intelligence Scale).

Com eles, é possível medir a capacidade emocional de cada colaborador e prever, em certa medida, como o indivíduo poderá agir em posições que exija um controle emocional maior ou que seja preciso criar sentimentos positivos na equipe.

Agora, se deseja saber como desenvolver a habilidade da inteligência emocional na sua equipe, acompanhe a leitura.

Como desenvolver a Inteligência Emocional no Trabalho

A inteligência emocional no trabalho é muito benéfica, já vimos isso, e ainda bem que ela é uma habilidade e não um dom: isso quer dizer que todos podem desenvolvê-la e aperfeiçoá-la.

É claro que conhecer a si mesmos e os outros a ponto de controlar nossos sentimentos e ainda conseguir estimular outros melhores nas pessoas que nos cercam não é uma tarefa que se consiga do nada.

Por isso, a ajuda de um psicólogo é fundamental para desenvolver a inteligência emocional no trabalho. Ele poderá fazer a psicoterapia pessoal ou até mesmo corporativa de modo que não prejudique a rotina de trabalho das pessoas.

E nós sabemos bem como é isso, porque temos experiência com a psicoterapia, então, se quiser saber como tornar as pessoas da sua equipe melhores com inteligência emocional e dar bem-estar ao convívio de trabalho delas, entre em contato conosco por aqui.

Escrito por Maykon em 11 de março, 2020
Inteligência Emocional

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